Azul Klein – origem

O post da Ni me inspirou muito e queria dividir com vocês um pouco da história desse tal azul klein. O tom que está super em alta, é inspirado na obra do artista plástico Yves Klein. O pintor francês, que é um dos fundadores do novo realísmo, tem por característica obras monocromáticas e em uma certa fase o pintor “viciou” no azul intenso. Inclusive, a cor foi patentiada por ele mesmo como international klein blue. Segue algumas obras de peso do artísta.
As obras de Klein tem uma enorme aproximação entre corpo e arte. Certa vez, o artísta reuniu convidados em uma galeria e ao som de uma orquestra militar, o pintor fez uma performance bem inusitada.  Se utilizando de “pincéis vivos”, ele imprimiu os corpos femininos em enormes telas, todas em azul klein. Bem básico, né? O evento jamais foi esquecido sendo super expressivo em sua história.
Yves Klein também tem passagem pelo mundo da fotografia. O salto no vazio é uma fotografia super importante onde mostra Klein dando um salto, de braços abertos, em direção a uma rua. O “vazio” de Klein é vinculado ao estado de nirvana.

O que estão falando de “Azul Klein – origem

  1. Adorei saber sobre Yves Klein. Não tinha a mínima ideia do por quê que também chamavam o azul bic de azul klein. Parabéns pelo o post e aproveito para pedir posts sobre arte. Adoro o tema e vejo que você também gosta e sabe muito.
    Abç
    Leo B

Deixar um Comentário:

O seu endereço de email não será publicado.Todos os campos do formulário são obrigatórios