3 FORMAS DE DEGUSTAR VINHOS COM AMIGOS

Muitos de nós AMAMOS vinho mas não entendemos muito bem de todas as uvas e regiões. Mas e para que entender? O objetivo final com certeza é poder escolher o tipo de vinho que mais gostamos afinado ao nosso prato. Para isso peguei uma dica muuuito agradável p/ fazer degustação. Por vezes chamei amigos para degustarmos de formas diferentes e sentirmos o que realmente gostamos. Peguei o gosto e comecei a fazer com meu marido, é super divertido! – Para uma degustação precisamos ter um foco, ou seja, selecionar um tipo de experimento . A idéia básica é de encontrar um grupo de vinhos (tipo 4-6) que tenha uma linha comum. Vou dar alguns exemplos que peguei na Martha Stewart, uma blogueira incrível (marthastewart.com) . Por exemplo, podemos separar por uma única uva, ou uma única região, ou uma única uva de varias regiões, e enfim, experimentar depois de um friendly dinner.
VARIETAL TASTING – Esse grupo é exatamente este exemplo que acabo de mencionar, compramos vinhos de uma única uva, por exemplo Sauvignon Blanc, e escolhemos várias regiões que produzem essa uva. No caso do Sauvignon Blancs , poderíamos escolher a região da Nova Zelândia – Marlborough, Sancerre de France, e Chile – Valparaiso, por exemplo. É o jeitinho que mais gosto de fazer!
REGINAL TASTINGN – Esse grupo, podemos escolher uma região particular e experimentar as variações que podem ter. Por exemplo, os vinhos da costa Estemadura de Portugal pode ser uma ótima opção, já que é uma uva que esta sendo explorada como nobre apenas nos últimos anos.
VERTICAL TASTING – Esse grupo podemos separar os vinhos identicos em todos os sentidos, porém mais “vintage”. Essa seria uma opção mais cara sim, pois o ideal é procurar garrafas por exemplo de 1985, 1996 e 2006, por exemplo. Uma dica para esse tipo de degustação poderia ser o Lynch-Bages Pauillac – de acordo com a nossa amiga Martha Stewart.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Fica aqui a minha dica para o Savingnon Blanc que amei fazer a degustação!

Escolhi esses 3 vinhos para experimentar, e como “quase sempre” os franceses são os mais caros, porém maravilhosos! Bem mais leves que o chileno. De qualquer forma sou uma grande apreciadora, os três estavam deliciosos!! E agora rs?

Espero que gostem!

xoxo
Tha

www.thabata.com.br

Deixar um Comentário:

O seu endereço de email não será publicado.Todos os campos do formulário são obrigatórios